[RESENHA] A verdade sobre nós

0 Comments


Vocês precisam estar conscientes de duas coisas antes de ler “A verdade sobre nós”, da autora Amanda Grace:

Essa é uma história de amor

Nem todas as histórias de amor são como esperamos.

Melhor pedida para quem curte o gênero romântico/juvenil, narrativa em primeira pessoa e um pouco de dor, A Verdade Sobre Nós é a leitura indicada para desopilar sem necessariamente pegar um livro intenso, mas que ainda assim te deixe pensando e questionando fatores interessantes.

Em primeiro lugar, quero deixar claro do que se trata o enredo: uma aluna de 16 anos, precocemente na faculdade, apaixona-se pelo professor, 9 anos e meio mais velho.

Quando comprei, o que me ganhou foi a capa (sou fútil, cês já sabem) e a sinopse. Queria esses clichês que nos divertem com um amor proibido e tudo acaba bem no final.

Oh... se não estava eu longe da realidade. 

Quando abri o livro, já levei um chute: a narração, em primeira pessoa, é feita no formato carta. Mas não assim, tipo aqueles livros que abrem e fecham um e-mail a cada capítulo. Não. A narrativa toda segue igual do início ao fim, sendo interrompida aqui e ali, mas sempre mantendo a premissa: a protagonista escrevendo uma carta ao cara, revivendo toda a história deles. Em nenhum momento essa dinâmica muda.

E é surpreendente como, ainda assim, a autora consegue transportar o leitor para a realidade da história. Pela primeira vez - dentre minhas leituras - pode-se ver uma situação não fantasiada de um romance clichê fadado a dar problemas; a visão apaixonada, mas ainda inocente, de uma menina de 16 anos (que, por mais adulta que seja, teve suas características adolescentes muito bem descritas em seu discurso na “carta”, onde se pode identificar o despreparo ainda latente para a vida e os problemas ainda inocentes da trajetória de alguém que está começando a querer sua independência).

Esse livro não foi, em nenhum momento, uma leitura que me desapontou. Me surpreendeu, me deixou triste e emotiva (nada muito intenso), mas não me deixou insatisfeita com o desenrolar da história. Foi aquele tipo de situação onde pressentimos e vemos o que vai acontecer, mas nem por isso se torna menos interessante quando chegamos lá no final.

~
A todos que desejam fugir do clássico romance, recomendo A Verdade Sobre Nós, que vocês podem encontrar pra vender na Saraiva, Submarino ou Amazon.br (mais barato até a data).

:) 


You may also like

Nenhum comentário: