A necessidade de cagar regras e padrões em relacionamentos alheios

0 Comments


"O melhor sinal de um relacionamento é não haver sinal dele nas redes sociais"

Esse é o título de um post que vi rolando no Facebook. Já apareceu umas três vezes na minha timeline e finalmente decidi escrever sobre o assunto. Acho que tive vontade de falar disso, primeiramente, porque eu pensava assim até pouco tempo atrás. Também pensava que usar saia na rua era um problema da mulher, pois incitava o estupro. Também achava que pena de morte era a solução. Achava várias coisas que é fácil achar porque é a solução mais óbvia e fácil, sem precisar ser estudada. É o que se chega à conclusão analisando o óbvio.

Mas tá errado.

A simples visão dramática da sociedade sobre as redes sociais tá errada. E o irônico dessa situação toda, voltando ao foco do post, que é relacionamentos nas redes sociais, é que quem critica o hábito de namoro no feed do Face normalmente acha isso porque fica 24/7 dando scroll na timeline, e só sabe dos relacionamentos alheios porque passa o dia olhando.

Tô aqui pra julgar quem fica 24h online? LOL, com certeza não. Primeiro porque seria hipócrita, uma vez que eu mesma nunca me desligo totalmente. 

Mas as pessoas tendem a reclamar daquilo que não tem noção ou controle. 

Existem casais que exageram na comunicação online? Sim. Assim como existe no offline - eu particularmente detesto manifestações públicas de afeto, então se você estiver com seu boy magia num lugar aberto, com outros serumaninhos, e decidir enfiar a língua na garganta dele, eu vou te olhar e pensar PORRA PRA QUE?

Há, com toda certeza, aqueles casais que compensam e mantém uma fachada nas redes sociais, enquanto na vida pessoal estão tapados de problemas e falta de compatibilidade. Existe namorado mandando 30 eu-te-amos pra moça, quando na realidade trai ela toda semana. Têm tudo isso SIM. 

Mas também há casais que simplesmente são conectados. Que amam tirar e compartilhar fotos dos programas que fazem, que gostam de mencionar no face as datas comemorativas. E isso não é sinônimo de dramatização, de fachada ou persona.

A questão é: Por que diabos isso interessa? Por que diabos deveríamos produzir e compartilhar textos falando, como via de regra, que casal feliz mesmo não divide felicidade, não divulga, não faz isso ou aquilo? Cara, se pra você é melhor um relacionamento intimista, fechado, beleza. Mas pare de regulamentar e padronizar relacionamentos.

Não tenho namorado no momento. Mas tenho amigos. E a gente ama tirar fotos. A gente se olha numa janta, numa festa ou numa reunião e fala "nossa, parem quietos, precisamos tirar uma foto agora". E isso não é sinal de relacionamento "plástico". É simplesmente nossa reação a gostarmos de documentar momentos. E se documentamos, e gostamos de compartilhar, por que não? Por que não compartilhar momentos felizes?

Não tô dizendo que não acho meloso ao extremo casais que ficam fazendo textões de aniversário um pro outro, e etc. Nem que não acho forçado casais que mandam todo dia no Facebook um "ai mozi eu te amo" de graça, sendo que vê a pessoa ao vivo todo dia. Posso achar. Posso dizer que nunca faria isso. Mas não vou ser cara de pau e sair ditando que por isso ou aquilo o relacionamento deles é meio bosta, pelo simples fato de que:

- Um dia pode ser eu, nunca sabemos o que o futuro aguarda, e aprendi isso recentemente.
 - Eu não tô dormindo no meio dos dois pra saber como é o relacionamento deles.

Assim, por que temos quase um desespero por querer provar que nosso comportamento online é o correto, e que casais devem agir de um modo, amigos devem ser de tal jeito, etc?

Tem gente que esquece, que não acha necessidade e que não curte ficar postando fotos de encontros (românticos ou não) no face, mas tem gente que gosta. Se todo mundo pensasse e agisse igual, ia ser uma merda o mundo.

Independente de gostarem ou não, por favor, parem de achar que só porque o que o coleguinha faz é diferente do que você faz, é porque tem alguma coisa errada com ele. Ou com você, no caso. 

Laços afetivos só são 100% compreendidos pelas pessoas envolvidas neles. Não cabe a outsiders quererem traduzir ações como se estivessem analisando páginas de um livro. Deixem os manos e as minas postarem muita foto de casal, fazerem muito check-in em restaurante, cineminha e/ou motel (vai saber né haha), postarem muitos textinhos sobre momentos especiais. E se você não gosta? Não faça, cara. Só... não... faça.

Acha muito meloso? Acha falsiane? Tira do feed. Mas não assuma que algo é fachada e falso só porque está presente nas redes sociais com mais frequência do que você gostaria. Cada um tem sua forma de agir.

Agora, qtau a gente parar de fazer textão (pra ganhar like) falando sobre como é certo ou não guiar relacionamentos? Vamos cada um cuidar da sua vida e sermos felizes, seja uppando 15 fotos por dia nas redes, ou nenhuma? qtau essa ideia? partiu? :)




You may also like

Nenhum comentário: