As mulheres andam muito exigentes hoje em dia

0 Comments


Oi, gente. Só queria dizer que assim fica difícil né? A mulherada está ficando muito exigente ultimamente... Nada tá bom? Nenhum homem é bom o suficiente? Depois ficam sozinhas e não sabem o porquê. O cara só que agradar, mostrar que se importa, mas tudo tá ruim. Aí aposto que vão lá e valorizam quem vai tratar mal... Nem podem reclamar né.

Aposto que toda mulher já ouviu esse discurso e, se um homem não ouviu, talvez já tenha falado ele. Normal né?

Não.

Esse texto é mais uma reflexão do que uma crítica. Uma tentativa de entrar na cabeça de homens e mulheres que ainda propagam esse discurso que, até poucos anos aí, fazia sentido pra mim também. Afinal, a gente não pode ser exigente demais, todo mundo tem suas falhas, e se quisermos ter alguém do lado, temos que aceitar defeitos, mesmo que às vezes esses defeitos nos afetem, né?

Isso faz sentido. Muito sentido. Porque a gente foi ensinada a pensar assim. Real. Verídico.

Porque na nossa sociedade a gente aprendeu que a vida real é uma grande escola do ensino médio: se você tem um relacionamento você venceu na vida como mulher; se não, vai ser indiretamente questionada, criticada e tratada com condescendência. Vai sentir que todos estão olhando e apontando. Afinal de contas, “coitadinha dessa moça né, ela deve dizer que é feliz sozinha só pra não se entristecer porque não acha ninguém”.

Finalmente decidi escrever sobre isso porque tenho o ponto de vista contrário agora. Estou num relacionamento estável e, com propriedade, sou capaz de analisar. Porque aparentemente SE É UMA MULHER SOLTEIRA FALANDO ISSO CERTEZA QUE ELA TÁ SE ENGANANDO, né? SÓ QUER REAFIRMAR O PRÓPRIO PONTO DE VISTA... ~ Querendo ou não a gente acaba duvidando de nós mesmas, porque repetem tanto isso em forma de subtexto (ou diretamente) pra gente enquanto crescemos que, por mais que eu fosse feliz solteira, ainda assim pensava ‘mas não vou produzir um texto sobre isso, vai que eu mude de ideia quando namorar e me contradiga?’

Uma bosta, mas é a realidade.

Estar namorando só me fez perceber uma coisa: eu tinha razão. (E como boa leonina, nem amo ter razão, rs)

Estar namorando não me fez mudar meu ponto de vista. Talvez só o reafirmou ainda mais.

Aposto, no entanto, que durante a leitura desse texto vou receber comentários de “deve ser infeliz no namoro, essa daí” ou “não tá apaixonada de verdade pra falar isso”. Já previamente aviso que tô bem feliz sim, não sinto falta de ser solteira e tô muito apaixonada obrigada de nada.

MAS É AÍ que a porca torce o rabo. (Desculpa pela frase clichê, mas tô digitando isso às 4:00am depois de tomar um dramin, não esperem demais do meu texto).

Nós somos CONDUZIDOS a pensar na mulher como o PLUS ONE do cara em tudo. Até em sentimentos e autonomia. Que bosta né?

E é exatamente nisso que se encaixa a frase “as mulheres hoje em dia estão muito exigentes”.

Vocês já pararam pra pensar o que essa frase realmente significa? Estamos tão acostumados a reproduzir certas coisas que não pensamos no significado real das palavras. Dizer que uma mulher está exigente demais em questões afetivas é deprimente... Sabem por quê?

Afirmar isso é dizer que uma mulher NÃO PODE exigir isso ou aquilo de alguém se quiser ter uma pessoa pra chamar de “sua” (nem vamos entrar na questão da possessividade porque né rs). É dizer, subentidamente, que a mulher PRECISA ter um homem do lado – e pra isso ela não pode ser muito exigente e precisa aceitar as falhas do cara quando elas aparecerem. Isso tudo porque antigamente a mulher era DEPENDENTE do homem e se não se submetesse aos caprichos de algum deles, ela não casaria, e assim não teria status, nem dinheiro, nem amigos, nem família, nem nada.

Agora, querida migs, lhe pergunto... Por que diabos você precisa se submeter a isso? Por que não pode ser exigente?



Um homem hoje em dia do seu lado não significa estabilidade (emocional ou financeira). É você mesma que produz seu dinheiro, que cria seus laços sociais, sai sozinha, compra o que bem entender. Se você consegue fazer tudo isso sozinha, por que precisaria abrir mão de uma felicidade só porque te dizem que você vai ser MAIS FELIZ com um cara do lado?

Estar com alguém NÃO deve botar em risco sua estabilidade emocional. Não deve anular sua autonomia ou sua independência. Então, miga, você pode, e DEVE SIM, ser exigente na escolha de um parceiro.

E veja bem, não estou dizendo aqui que ficar sozinha é mais legal do que estar com alguém. O que eu quero dizer é que essa solidão que faz constantemente com que nós mulheres pensemos que “precisamos de um relacionamento” deriva do quanto a sociedade estimula a nossa baixa autoestima. A competição feminina e a objetificação da mulher faz com que nós nos sintamos “não suficientes” para nós mesmas. Precisamos que alguém nos ame romanticamente para reconhecermos nosso valor.

Quando percebi isso foi quando me dei conta que eu não era “estranha” por não estar atrás de um relacionamento. Questionavam qual era o grande motivo para eu não namorar (como se devesse haver algum), ou comentavam com pena que eu “precisava achar alguém”. E aí percebi que eu estava sozinha porque eu não precisava de ninguém pra ser feliz.

Não romanticamente pelo menos.

Todos nós precisamos de amor e carinho. Eu recebia isso dos meus pais, dos meus amigos e familiares. Eu me sentia bem-quista. Esse sentimento me completava. E eu comecei a me gostar também. Me respeitar. Comecei a ver que eu era legal pra caramba. E isso me fazia feliz.
Assim eu consegui botar em palavras o que sempre rondava pela minha cabeça quando me pressionavam sobre relacionamentos:

UM RELACIONAMENTO É UMA TROCA DE SENTIMENTOS ENTRE UM CASAL, ONDE AMBOS OS PARCEIROS SE BENEFICIEM.

Um relacionamento não é bengala emocional. Você só deve entrar num relacionamento se você encontrar uma pessoa que te instigue a isso, e não fazer o contrário, que é PROCURAR por um relacionamento, no ar, no vácuo, sem nem nutrir sentimentos por ninguém antes disso.

E você pode SIM ser exigente.

Porque se você é completamente feliz consigo mesma, com seus laços sociais e sua vida, um relacionamento tem um objetivo: acrescentar mais positividade nisso tudo.

Expliquem-me por que vocês estragariam uma estabilidade emocional e autonomia apenas para ter alguém ocupando uma vaga de “namorado” ou “namorada” do lado? Pra poder dizer que tá namorando, né? Pra ser “feliz” com alguém pra sair quando os amigos não podem, ou ver filme, porque fazer essas coisas sozinha é “meio deprimente” né? Deprimente por que? Quem disse?

Nossa sociedade está tão errada que ela nos ensinou a priorizar “o que os outros vão pensar” antes de “o que eu sinto”. Ou vão me dizer que é por outro motivo que vocês sentem que precisam de um namorado sem motivo aparente?

Vocês sentem isso porque ensinaram vocês que não importa o quão legal você seja, você não é respeitada completamente sem um homem do lado. Você vai ser falha e incompleta sozinha. “Ah mas eu tenho amigos e família”, você diz. E eles vão te dizer “ai querida, não é a mesma coisa”. Então você pode contra-argumentar com “não me falta sexo, tenho rolos” e aí eles vão rir e o tom condescendente chega, com algo parecido com “ah, claro” e “um dia você vai entender”.

OLÁ, estou aqui pra dizer que NÃO ENTENDO.

Estou aqui pra dizer que TÁ TUDO ERRADO.

Só comecei a namorar quando encontrei alguém que me trouxe motivos suficientes para acreditar que eu ia ser mais feliz com ele do que estava sendo sozinha. Que mostrou que ia acrescentar na minha vida, e não ao contrário. Só comecei um namoro porque além de amor houve entendimento mútuo e respeito. Por esse cara eu decidi abrir mão de estar solteira (porque sim, eu amo ser independente, mas ele me fez concluir que não preciso deixar de ser independente mesmo estando com alguém, se essa pessoa realmente se importar comigo).

Não deixem outras pessoas influenciarem a felicidade de vocês por culpa de padrões sociais. Claro, válido lembrar que: Vocês não devem se fechar para relacionamentos, porque negar qualquer coisa de forma extrema TAMBÉM TÁ MÓ ERRADO VIU... Mas não se deixem levar pela ideia de que vocês tem algo errado caso não tenha ainda surgido aquela pessoa pela qual vocês achem que vale a pena abrir mão de ser solteira.

E enquanto ela não aparece – se aparecer né, porque também não tem NADA errado de ser uma mulher adulta, independente e solteira se é isso que preferem – vocês podem aproveitar a vida como bem entenderem, conhecer caras, fazer contatinhos e, principalmente, vocês podem SER BEM EXIGENTES SIM, porque a felicidade de vocês vale mais do que qualquer relacionamento amoroso.

Beijos galácticos,

Lari.


You may also like

Nenhum comentário: